"Qual o seu maior medo?", "Meu maior medo é o medo de fracassar!". Não é incomum você escutar isso ao conversar com alguém. Um dos maiores receios do ser humano é o fracasso. Errar, pisar na bola, tropeçar, e acabar assim. Mas até nossos medos precisam ser encarados de forma diferente. O medo, no seu cru conceito, nos limita. Medo limita ao medo. Quando temos essa sensação dentro de nós, demais sensações são trancadas, como a garra, a força de vontade, a auto-confiança, a intuição. Falo que devemos encará-lo de forma diferente, pois um dos segredos da felicidade (que nem é tão segredo assim) é justamente encará-lo como fonte de inspiração. Passar a encarar o medo como um ponto de referência, que a partir deste, você só desponta.
Damos tanto valor aos vencedores, e não é difícil nos espelharmos neles. Em uma biografia de um grande gênio da medicina, eu li e nunca me esqueci: "Onde você vê riscos, eu vejo oportunidades!", não precisamos ter uma vasta experiência de vida para acreditar nisso. O mundo move-se em prol do NOVO, e o que é o Novo, se não as oportunidades? O novo é o intocado, o não tentado, mesmo que muitas vezes para todos não seja novidade, mas para você, ainda é.
Hoje é Dia dos Pais, e dedico este artigo inteiramente ao meu pai. Quantas vezes criticamos as atitudes de nossos pais para conosco e para com a vida? Quantas vezes esperamos mais deles? Quantas vezes choramos por eles, com eles, e para eles? Quantas vezes eles não estão? Pai acima de tudo é pai. E apesar desta condição, eles são pessoas normais que como nós, possuem seus sonhos, suas conquistas, suas falhas, sua natureza. Sou muito feliz por ter um pai presente, que me ensinou os valores mais bonitos da vida, da suma importância do caráter, da transparência dos valores, ensinou-me a força que a fé tem em nossa vida, e acima de tudo ensinou-me que o fracasso não existe quando possuímos as pessoas que amamos, juntas de nós.
Muitas vezes nossos pais nos ensinam mesmo sem querer, mesmo sem a intenção, ou mesmo com a intenção contrária. Um pai que está longe e que você sente falta, lhe ensina o poder de uma saudade ou de uma presença, lhe faz dar valor à situações e pessoas que talvez de outra forma você não as entenderia, ou até talvez defina como você será mais presente com o seu filho. Muitas vezes nossa figura de pai nem está no pai mesmo, está no avô, em um tio, no padrasto, e um grande amigo, e perceber isto, é mais um segredinho da felicidade.
Meu pai me ensinou sobre a oportunidade. Ensinou-me que existe uma forma de não fracassar: ser preparado. Uma pessoa preparada não encontra outro caminho, se não o sucesso. Aprendi também que as falhas nos engrandecem, e que lá na frente, desde a historinha dos pais ali em cima até qualquer outra experiência de nossas vidas, entendemos tudo, assim, como um quebra-cabeça. E estar preparado significa ter o controle do puzzle, e durante a sua montagem, não perder as pecinhas, juntar as cores parecidas, procurar entender a ilustração, pedir ajuda se precisar, estar determinado a concluir a atividade, e claro também, levar umas balinhas e uma coca-cola junto, porque nessa vida ninguém é de ferro! E também, se você perder uma pecinha, não tem problema! Você pode comprar um jogo novo, ou desenhar da sua forma esta peça perdida, e mais... pode encontrá-la a qualquer momento ali embaixo do sofá mesmo!
Os grandes estudiosos da Neurolingüística afirmam que a CLAREZA é a fonte da confusão! Ensinam que o ser humano assimila muito melhor através de metáforas e experiências. Tudo o que é lido e ouvido de forma clara não tem tanto impacto como um insight, sabe? Insight é aquela caída de ficha, é aquela história que lhe causa um auto-propósito, assim como essa que o "quebra-cabeças" lhe causou.
Não tenha medo do fracasso, encare a vida de forma mais relaxada, faça sua obrigação, mas faça o que você ama também. Busque sentido, busque você. A felicidade só deve ser procurada se você se perdeu, pois a felicidade é uma condição particular sua. Estar preparado é encontrar-se, e não digo preparação somente de estudos e profissionalização, eu falo de vida em geral. Descobrir à nós mesmos é separar o quebra-cabeça pelas cores, é o início de uma preparação que gerará uma sucessão contínua de oportunidades. É o que lhe afirma o título de merecedor, é o que lhe trará êxito, é o que lhe fará um bom "pai".
by Nitch
essa eh a Nicole neh, eu neeem espero menos coisa de ti......... texto lindo e verdadeiro Nick, parabéns d enovo!!!!!!
ResponderExcluirsou mto orugulhoso por ser teu amigo e tu ta fazendo falta demaaaaaaais aqui!!!!!!!
bjooon
Como é bom ter um pai presente ao nosso lado. Só ele para entender nossos sentimentos, ensinar valores, enfim nos preparar para a vida. Sorte nossa de termos nossos pais próximos a nós. Que possamos aproveitar cada segundo perto deles, não importa se estiverem perto ou longe.
ResponderExcluirTe confesso q este texto quase me fez ir às lágrimas. Adoro ler em voz alta o q escreves. Desta forma posso entender e compreender o sentido de cada texto publicado. Como sempre te digo: te superes a cada texto, nunca desista de sonhar e de buscar sempre o mais alto, sempre mantendo os pés no chão. Tenha uma ótima semana. Te amo. Beijos
Espetacular, um anjo escrevendo.............
ResponderExcluirParabéns garota!!! Confesso que estou arrepiada aqui , parabéns !!!!!
ResponderExcluirTraduziu em palavras um sentimento nobre atribuído aos afortunados PAIS, muito interessante, real e belo de ser vivenciado! Continue com este seu trabalho rico em valores e que passa-nos uma indesconfiável segura a cada dia!
ResponderExcluirAbraço,
Dr. J Kristmann
Me fez chorar,meu pai embora vivo,não me espelho nele ,mas tenho inumeras referencias como voce citou...
ResponderExcluirNiki parabéns pela ótima filha que é,seu pai com certeza se orgulha e vc o faz mais feliz por ser exatamente como ele instruiu ou ate melhor...
Linda me surpreendo a cada texto
amo vc querida..
beijo