quarta-feira, 26 de maio de 2010

Quer MORRER de Ciúmes?

Hoje dei uma entrevista pra Rádio Gazeta, e o tema era: Ciúmes e Traição. Em uma parte da entrevista eu tive um "insight", sabe? E respondi: "olha, eu até acredito que ciúmes é pior do que traição". Claro que não posso generalizar, afinal, quem não é ciumento, não acha isso. Sorte sua!
E vou falar por quê acredito nisso. O ciúmes ele não é um ato em si, ele é uma sensação. Sensação corroente, que te engasga a garganta e paralisa os órgãos internos. A cabeça fica quente, a mão sua, o mundo pára pra quem tem ciúmes. Pára, porque essa pessoa não enxerga mais nada.
Maior sofredor do que a pessoa que aguenta as crises do ciumento, é o próprio ciumento. Aconselhei, "no ar", estas pessoas que se identificaram, a olhar um pouco pra si, se autoanalisarem, ou até procurar ajuda profissional.
O ciúmes lhe faz perder a identidade. De ambos os lados. O ciumento porque não tem mais tempo para se dedicar a outra coisa, somente a sua neurose. A vítima do ciumento, pois por gostar do companheiro, acaba cedendo para não se incomodar. Assim você acaba não mais saindo com seus amigos, acaba não indo assistir ao futebolzinho quarta com o pessoal, acaba tendo que ligar toda santa vez que for à padaria da esquina, acaba tendo que se explicar até porque seu melhor amigo do colégio colocou: "saudades" no seu Orkut! E aí?
Quem é mais insano? O ciumento? Ou quem deixa ser molado pelo ciumento?
Realmente, essa condição é muito mais grave do que nós imaginamos. Eu, particularmente, tenho quase um "pânico" de gente assim! Talvez pelo meu signo, - sagitário. Mas apóio sim um pouquinho de ciúmes, mas eu chego a nem chamar este sentimento desse jeito, prefiro chamar de: cuidado e proteção. Estes sensos, sim, são saudáveis.
"Ah! Cala boca guria! Não viaja! Quem não tem ciúmes não tem AMOR!". Mas afinal, o que é AMOR? O que é PAIXÃO? O que é POSSE? O que é OBSESSÃO? Se você é ciumento, já parou pra pensar se o seu relacionamento não se encaixa em alguma outra destas alternativas, que não seja... amor?
O Amor é simples. Ele é puro. Ele é intacto. Os relacionamentos que são complicados, sabe por quê? Por que somos seres humanos. Seres estes, cheios de falhas, complexidades, neuras, estresses, e infinitas particularidades, provindas de hereditariedade, experiências, criação, consequências variáveis da vida. Enquanto formos assim, os relacionamentos continuarão tendo de ser equilibrados por teorias platônicas, lispectorianas e hedonistas.
Não confunda ciúmes com amor. E antes de qualquer coisa, procure ter AMOR-PRÓPRIO. Ame você, sinta-se seguro, passe essa sensação adiante. Quando nós mudamos, mudamos nosso mundo ao redor.
xoxo
Nitch

2 comentários:

  1. Adorei teu texto !! Vc como sempre, fantastica naquilo que faz neh !! Tua inteligencia.. , uma das coisas que mais me encantam em vc !!
    Beijos
    Lucas Pablo

    ResponderExcluir
  2. Niki como vc é encantadora!!Saudadee imensaaa do q vc escreve!
    Um beijooo e fica c Deus!

    ResponderExcluir