domingo, 21 de junho de 2009

"A Teoria da Perfeição", Nicole G. Weber

Passaram-se uns dias e não fora postado nada aqui, nem mesmo artigos curtos, ou troca de figuras, que desleixo! Mas c´est la vie, todo mundo intervém em suas qualidades às vezes, não é?! Surgem outras responsabilidades, outros compromissos, outras distrações...
É de preferência de vossa anfitriã não escrever-lhes, a escrever algo que não vos acrescente.
Afinal, o que é tempo? "Vou escrever uma vez por dia", limitei-me quando criei o blog. O tempo é um sistema criado para nos organizarmos - imposto por Descartes - como sociedade, mas não existe um tempo definido para expressarmos sentimentos, viver experiências, escolhermos atitudes. O tempo, tem seu tempo certo.
Amanhã - segunda-feira - inicio pela manhã um curso de extensão que estou bastante esperançosa. Sede de conhecimento mesmo sabe? Quase polímata! No dia de amanhã tem início na minha universidade a Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Não queridos, "bom se fosse" se eu já estivesse cursando o Pós :), mas é uma semana de programação de 2 turnos com grandes nomes da "filos" no Brasil e com material filosófico de apresentação e debate fornecido por estudantes do Pós, e é inteiramente aberto aos estudantes da graduação. Wheeee!
Ok, sei que muitos dos leitores devem pensar "Nossa! A Nitch é louca por estar empolgada por ISSO!", so be it, sou louca. Pretendo na semana que vem dedicar-me inteiramente aos seminários e ao livro que dei prioridade agora, e que acredito que será publicado antes mesmo do "Entre Adões e Evas", o mesmo que não tem nome definido ainda, e que aborda diversos assuntos no campo existencialista, e dentro destes, a teoria que desenvolvi, a *Teoria da Perfeição*.
Para falarmos da Teoria da Perfeição e suas diversas raízes, eu precisaria de uns 50 campos de posts, mas abordarei de forma simples e conceitual no dia de hoje, pois acredito que ela possa a vir fazer sentido na vida de muitos leitores.
A Teoria da Perfeição é uma concepção existencialista que tem como base a idéia de que todo o humano é perfeito dentro da condição consciente ou inconsciente de sua evolução individual. A perfeição é utopia, e a utopia não existe se não atribuirmos a ela outro conceito. O erro humano é atribuir ao termo "Perfeição" um conceito hedonista, com a idéia de que uma vida perfeita é uma vida somente composta por prazeres, felicidades, facilidades e vitórias. Enquanto a Perfeição é um sistema de acontecimentos, estes prazerosos ou não-prazerosos, que tem como objetivo a busca pela Evolução.
O tempo tem seu tempo certo, lembram? Algumas vezes, reclamamos que nossas vivências sentimentais estão interferindo prejudicialmente em nossos afazeres profissionais ou espirituais. Outras vezes reclamamos que nossa sobrecarga profissional está nos prejudicando em nossa vida social ou sentimental (vice-versa, lateral-lateral, diagonal-diagonal). Mas na realidade - até o cumprimento do seu limite individual - estas intervenções, mesmo negativas ao seu presente ver, contribuem e são juntamente com os demais acontecimentos a causa de sua irrefutável evolução. E se não é para evoluirmos, por que estaríamos aqui?
Evoluirmos para que Nitch? Quando você pergunta à qualquer leigo, qual a maior busca do ser humano o que ele lhe responderá? A Felicidade. A Felicidade tem uma entonação muito similar a Perfeição, citada anteriormente. É o êxtase, a despreocupação, o relaxamento, o gozo, a supremacia. Então enquanto esta não é alcançada, ninguém é feliz? A Felicidade não tem de ser uma busca, o que se busca é porque não se possui. A Felicidade tem de ser uma condição, um estado petrificado.
Não devemos ser cientes da idéia de deixar de lado ou esquecer as experiências negativas ou indiferentes já vividas porque alcançaremos a Felicidade, isso não acontecerá. Mas devemos sim, ter em mente que a Felicidade é nossa Cláusula Pétrea, e que este nosso estado natural não será afetado pelas ocorrências desta vida humana.
Não são os acontecimentos que devem ser eliminados pela chegada da Felicidade, mas a Felicidade é que não deve ser alterada pelos acontecimentos.
Um ótimo comecinho de semana, tenha Deus no coração, e lembre-se de que você é *perfeito*.
by Nitch

11 comentários:

  1. Para que se possa buscar a perfeição, é necessário executar cada passo para que se chegue ao topo. Mas, permanecer no topo, requer dedicação, responsabilidade, e força de vontade, além de outros fatore. Nicole, aproveita bastante esta semana acadêmica, tá bom? Boa semana pra ti, meu anjo. Te cuida. Saudades. Beijos mil

    ResponderExcluir
  2. Nick Nitch se superando, quéésso???????
    Bravo faz mto sentido, mas n vo comenta pra n ficar ridiculo perto do teu artigo hauhauahauahua
    kda vez mmelhor parabéns de novo!!!!!!
    bjaaaum

    ResponderExcluir
  3. Incrivelmente escrito.....
    Absurdamente inspirador......

    ResponderExcluir
  4. E vc tb é perfeita!Falando assim capaz que eu fique com saudade de nao ter a Niki por aqui essa semana,causa nobre ne...
    Sucesso de algum jeito estarei com voce,pode acreditar,ansiosa pra que vc compartilhe conosco mais esse conhecimento...
    E que enquete apropriada! se pedir historias tenho várias reais...hehe..
    Beijão querida...

    ResponderExcluir
  5. Tu é P-H-O-D-A!
    É isso dai mesmo looora.. to contigo e não abro! uaheuihauieh
    Só no aguardo pelo livriiiinhoooo.. vai abala améga! AMO TU!
    beijoooones

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A busca pela Perfeição é algo que está presente na Humanidade desde épocas imemoriais.

    As escrituras diziam que o homem e a mulher eram perfeitos, até comerem do Fruto da Árvore da Vida e cairem em desgraça perante o Criador.

    Lúcifer o anjo mais iluminado, que por se considerar perfeito, quis dominar o Paraíso. Isto causou a IRA dos Céus e foi expulso com seus seguidores pelo Arcanjo São Miguel e os outros anjos leais ao Reino dos Céus, fazendo com que fossem banidos para a Treva Eterna.

    Apartir do momento que nos dedicamos aos estudos, a busca do conhecimento e da sabedoria, mais dificil é chegarmos a perfeição. Ou a evolução como você citou, pois cada vez mais percebemos nossa inferioridade perante aos mistérios do Universo e da Vida.

    É o mal que todas as pessoas com grande capacidade intelectual sofrem: a falta de felicidade ou o sentimento de falta permanente de felicidade.

    Aí entra a comparação de que uma pessoa com menos saber é mais feliz com as pequenas coisas que a vida lhe dá, ao passo que pessoas mais "intruidas" não conseguem se contatar com pequenas coisas, gestos ou ações. Sempre querem e desejam mais. É como se fosse um vício, aonde a sede de realização é algo como uma febre que os movesse sem descansar, fazendo com que fiquem obcecados em ter tudo o que desejam, descobrir e assimilar tudo o que for possível saber.

    Descobri que pessoas perfeitas são aquelas que não se preocupam com o amanhã, são aquelas que vivem o hoje, vivem o momento.

    E sei o quão difícil é para um Aquariano não viver o futuro...

    ResponderExcluir
  8. O propósito das nossas vidas é nos transformarmos, a fim de que possamos receber a plenitude completa e definitiva. Estamos aqui neste mundo para atingir nosso potencial e para literalmente ser como Deus, com o dar e o compartilhar como a base do nosso ser. E ainda assim o processo de auto transformação não é algo que aconteça em um nível abstrato e teológico; antes, ele ocorre entre nós e as outras pessoas. Nossos relacionamentos – especialmente aqueles com as pessoas mais próximas a nós – são as verdadeiras oportunidades que nos são dadas de emular a tolerância, o compartilhar e o amor que são a essência do Criador. Estas são as qualidades que nossos relacionamentos podem nos ensinar, e essas são as qualidades de que mais necessitamos para saber se cumpriremos com o verdadeiro propósito de nossas vidas. Ao compreender isto, tudo o que ocorre entre nós e os outros é visto sob um novo prisma. Amar – e abrir-nos para uma gama infinita de emoções e experiências compartilhadas – torna-se algo muito além do romântico ou excitante. Em um nível muito mais profundo, no nível das nossas almas, estamos mudando e crescendo. Estamos literalmente chegando mais próximos de Deus, e ao fazê-lo, estamos nos abrindo para a plenitude que esta proximidade traz.

    E, além disso, não são só os momentos alegres que compartilhamos que possibilitam esta transformação; as próprias épocas difíceis ou os pontos de conflito são oportunidades para uma mudança positiva. Na verdade, os momentos difíceis que enfrentamos são as verdadeiras oportunidades que o relacionamento nos oferece. O que parece ser um problema, na verdade é uma dádiva: uma oportunidade de remover um obstáculo interno que se coloca
    entre nós e a felicidade ilimitada que é o nosso verdadeiro destino.

    Muito freqüentemente nosso foco é encontrar a pessoa certa, descobrir de alguma forma aquele ser humano entre um milhão que preencha exatamente nossas necessidades e especificações. Mas a Kabbalah ensina que isto significa colocar a ênfase no lugar errado. Tornar-se a pessoa certa – e não encontrar a pessoa certa – é a verdadeira chave para os relacionamentos amorosos. E o que é mais, as dificuldades e desavenças são, sem exceção, oportunidades de nos tornarmos a pessoa certa – de assumir total responsabilidade, tanto no nível prático de como lidamos com o conflito, quanto no nível de como vemos nossas vidas como um todo. Quando mudamos a perspectiva de “ganhar” para aquela de ajudar a quem amamos – especialmente quando estamos com raiva – a raiva se dissipa imediatamente. Não se trata de um milagre; simplesmente é assim que as coisas funcionam no nível das energias positiva e negativa. Assim como a escuridão não pode coexistir com a luz, o conflito não pode permanecer quando você tem a verdadeira intenção de ajudar e compartilhar com os outros.

    Se você continua vivenciando repetidamente os mesmos problemas de relacionamento, é porque ainda não compreendeu onde se encontra o verdadeiro problema. Você ainda continua esperando que os outros mudem, sem realmente corrigir os aspectos em você que necessitam ser transformados. Realizar esta correção é um aspecto fundamental do seu trabalho espiritual. Existe até mesmo uma palavra em hebraico para isso: tikun. Completar seu tikun é o motivo pelo qual sua alma está neste mundo nesta vida. Na verdade, os cabalistas explicam que as almas vêm ao mundo muitas vezes para alcançar sua correção espiritual, e continuarão a vir até que por fim atinjam a correção espiritual de uma vez por todas. Seus relacionamentos mais próximos são o lugar onde seu tikun pode de fato ser completado – onde você não só encontra as pessoas que estava procurando, como literalmente aquelas que o transformam na pessoa que você deveria ser.

    ResponderExcluir
  9. Comentário sobre "A TEORIA DA PERFEIÇÃO" artigo
    brilhante de nossa jovem e não menos brilhante
    escritora e Coach de Relacionamentos Nicole Weber

    A busca da perfeição, em que pese toda a carga
    utópica que a própria expressão denota, sempre
    foi uma característica inerente à propria condi-
    ção e natureza do ser humano. Senão, vejamos na
    versão da Sagrada Escritura, onde no Evangelho
    do Novo Testamento, o próprio Messias Jesus Cris-
    to, determina de maneira categórica:"Sede perfei-
    tos como o vosso Pai do Céu é Perfeito".Para iní-
    cio de conversa, não bastasse por si mesma,esta
    procura incessante do caráter perfeccionista do
    próprio homem, advinda de sua própria natureza,
    este determinante paradígma estabelecido até pela
    vertente religiosa e espiritual, serviria como
    incentivo pleno à continuidade desta busca infin
    da.Mas,a despeito dos conceitos cartesianos que
    tentam fundamentar até a conceituação do tempo,
    como bem o demonstra a nossa brilhante articulis-
    ta, esta procura da Perfeição é evidente, clara e
    cristalina.Ela sempre existiu desde os primórdios
    da Civilização e vai continuar existindo até a
    consumação dos séculos. Não podemos deixar de re-
    conhecer que esta busca da Perfeição toca às raias da mais absoluta utopia, sem com isso des-
    merecer nem retirar o mérito e a natureza de sua
    existência.Ela existe e é de transcendental impor
    tância.Certamente, graças a ela a Humanidade tem
    alcançado ao longo de sua História, fabulosas con
    quistas em todas as áreas do conhecimento humano.
    Nas Ciências, nas Artes e principalmente na des-
    coberta de milagrosas curas para males que tanto
    nos afligem. Parabéns, Nicole, amiga querida por
    sua tão fundamental "TEORIA DA PERFEIÇÃO" . Ela
    nos aguça a inteligência e nos mobiliza a tomar
    atitudes que visam o nosso crescimento pessoal!
    Parabéns pelo seu belo e magnífico trabalho no Nitch.Você é um exemplo do que a nossa juventude
    tem muito a nos oferecer e ensinar. Mesmo a vetus
    tos e insígnes Mestres da Comunidade Acadêmica,
    como eu, que tenho orgulho em ser seu amigo.
    a) Doriel Pessoa Pimentel

    ResponderExcluir
  10. A felicidade é plena, quem evolui é feliz, e quem é feliz encontra a perfeição :)

    Legal teu blog, Nicole!
    Parabéns pela "Teoria da Perfeição".

    Sou teu mais novo fã.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nic!!

    Um dos meus livros de cabeçeira desde 2004,que me acompanha desde que foi me indicado por meu psiquiatra,foi "a felicidade desperadamente" de André Comte-Sponville.Seu "teoria da perfeição" me lembrou muito do que lá está escrito.Em suma ,fez várias coisas em minha vida voltarem a fazer sentido.
    Legal também que me lembrou de fazer uma releitura .
    Indico pra vc e pra todos seus leitores.
    Beijinhossssss bom domingo!!!

    ResponderExcluir