segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

As Regras

Durante toda a nossa vida somos posicionados a viver sob regras. Sejam elas sociais, políticas, socio-particulares, ou até mesmo auto-regramento. Regras são necessárias para existir a organização. Escolas, empresas, seminários, relacionamentos, contratos, (...), sem a estipulação de certas regras, tais entidades não teriam êxito. Tem de existir um equilíbrio entre o obsessivo por regras e o burlador das regras. Acredito que se as regras impostas ferem a sua integridade moral, você deve sim impor-se contra elas. No filme Gladiador, Maximus virou as costas para o Imperador César. Ele quebrou uma regra prima na sociedade da Roma Antiga. Maximus de diversas formas fora prejudicado por suas atitudes hierarquicamente controversas, mas manteve sua pureza seguindo o que acreditava, vivesse ou morresse, ele morreria em paz com seus valores. Ele manteve sua consciência firme, e foi admirado e lembrado até os dias de hoje como exemplo. Quando você luta pelo que é correto, você ganha força, reflexo, vontade, você luta e vence os grandes, você conquista aliados, você acredita, você ama muito! Estamos nessa vida de passagem, para aprimorar nossa essência, e cultivar nossos valores básicos, isso sim é sobrevivência. A busca pela felicidade resume-se em sentir-se bem, e seguir regras que somam contra os nossos princípios humanos, morais e de honra, nos faz mal. Mas é preciso analisar previamente às tomadas de atitudes, se sua proposta de novo regramento tem um PROPÓSITO. Se ela tem um propósito, você tem o aval. Tem a paixão, o apoio, a fé! Gandhi foi um homem que respeitou certas regras para atingir seu objetivo, em busca da quebra de regras necessária que pregava. Ele persistiu no seu ideal, e se são personalidades como ele que nós usamos de exemplo para dar os passos de nossas vidas, sejamos também os que seguem seus ensinamentos sobre o valor da paz consigo, paz com os outros, e também que aprendamos a ter paciência e refletir se existem outras maneiras de resolvermos os conflitos, evitando as agressões espirituais, físicas, emocionais, ou morais dos homens. Temos grande capacidade de sermos pacifistas nessa viagem, na razão, e no amor. Não seja conduzido por regras, seja conduzido pelos seus instintos que dão o sentido para a sua vida. “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.” Gandhi
by Nitch

2 comentários:

  1. Toda regra e toda lei feita pelo homem tende a se consumir e se recriar. Assim como o homem se modifica constantemente caminhando pela evolução.

    Regras basicamente servem para facilitar a convivência, funcionamento e desenvolvimento das mais diversas coisas. Do mesmo modo que encontramos regras pré-estabelecidas por aí, nós realmente podemos criar nossas próprias regras e minimizar as possibilidades de erros e sofrimentos em nossas vidas.

    Continue mantendo a mente ativa e atuando aqui pelo blog Nicole!

    Mto bom! ;)

    ResponderExcluir
  2. Magnífico... pouquíssimos escrevem assim! Tu já és uma filósofa e socióloga de alto escalão! Parabéns!

    ResponderExcluir